top of page

Você consegue estar 33% feliz ou 47% concentrado?

  • MARLA SIMONINI
  • 24 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Psicóloga Humanista Marla Simonini

Será que é possível administrar nossos sentimentos como fazemos com os estudos?

Nós conseguimos montar uma grade horária, uma rotina, uma viagem, momentos de ócio, entretanto não escolhemos os momentos dos sentimentos. Talvez seja essa uma das razões pelas quais as questões afetivas são tão delicadas: não controlamos sentimentos, entretanto eles podem nos governar.

O que pretendo deixar para vocês estudantes é a mensagem de que não se deve cuidar apenas dos estudos, da quantidade de exercícios que conseguem resolver por dia ou do número de questões que se devem fazer numa prova de concurso. Deve-se cuidar de seu estado afetivo, de suas emoções principalmente. Já tive oportunidade de acompanhar alguns estudantes em situações de vestibular, ENEM, PAS e mesmo estando devidamente preparados, não produziram resultados satisfatórios.

Infelizmente nossa cultura aqui no Brasil preconiza o resultado em vez do processo. Pode-se passar um ano inteiro estudando, dedicando horas a resolução de exercícios que seremos avaliados apenas pela produção realizada em um único momento: a prova! Não se permitem erros, não se oferecem espaço para possíveis situações de insegurança ou até mesmo cansaço mental.

O erro nos é apresentado como algo ruim, entretanto pode ser visto como um degrau que nos levará ainda mais próximo de nossos objetivos. Steve Jobs, criador da Microsoft, chegou a dizer em uma de suas palestras que cada produto criado pela Apple é testado pelo menos 500 vezes! Isso nos mostra que o erro pode ser visto de forma extremamente construtiva e jamais ser considerado como algo ruim. A 3M, empresa global que possui seis segmentos de negócios, tem departamentos que lidam com erros de projetos o que os permite aprender ainda mais e até mesmo desenvolver novos produtos, ou seja, transforma erros de um projeto em acertos para outro.

Essa é a grande questão: lidar de forma saudável com nossas características e permitir o erro que é tão natural e construtivo.

Portanto, caro estudante, como estamos inseridos nesta cultura com tamanhas exigências, sugiro que não siga acreditando que só os estudos garantem a sua aprovação. Conhecer-se melhor e aceitar suas limitações lhe trará a sabedoria necessária para lidar com o momento da prova e para outras situações também. Cuide de suas emoções, este é o meu conselho!

É muito simples, mas não é fácil...


 
 
 

Comentarios


Quaisquer opiniões aqui expostas não representam a opinião ou da revista ou do Colégio Único.

Todo tipo de produção artística aqui apresentada tem todos os direitos reservados.

Os textos são produzidos por alunos, professores do colégio e colaboradores da revista e se citados, de qualquer forma, deverá ser acrescentada a autoria.

Para contato ou sugestões de pauta:
un1co.folha@gmail.com

 

© 2016 por Centro Educacional Único, O Ensino Definitivo l unicoeducacional.com.br

bottom of page