top of page

Como você se vê daqui 5 anos?

  • Marla Simonini
  • 31 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Antes de continuar a leitura, faça uma pequena pausa e se imagine daqui cinco anos...

Já aconteceu com você de sentar para estudar, não conseguir fazer o exercício e, por alguma razão decidiu focar mais a atenção e resolver finalmente? Quando terminamos algo muito difícil, vem aquele pensamento: que bom! Quero fazer mais um agora! Tal fato demonstra que primeiro nos esforçamos, depois vem a motivação. Há um filósofo atualmente na França, Luc Ferry, que diz que “o esforço antecede a motivação”.

Não devemos, portanto, esperar que algo externo a nós traga a motivação de que precisamos. Não é exatamente a aula do Arrais que me motiva a estudar história essencialmente, ou os olhos azuis do Luis Antônio que me fazem querer aprender matemática. Claro que estes fatores externos ajudam, mas o principal componente da motivação para os estudos vem da sua escolha pessoal de se esforçar. Toda vez que pegamos atalhos, ou seja, buscamos maneiras mais fáceis de lidar com situações que demandam grandes esforços, a conseqüência vêm na mesma proporção. Grandes esforços trazem grandes recompensas.

Posso escolher estudar em uma escola que cobre de forma mais amena os conteúdos, entretanto a vida mais cedo ou mais tarde vai me trazer a conseqüência de tal escolha. Aprender a se esforçar desde cedo permite que estejamos preparados para desafios desde cedo também.

Minha sugestão, portanto, é que não deixe para depois a tomada de decisão pelo o mais difícil. Se é estudar medicina que seu coração pede, apesar de toda dificuldade, comece HOJE a se esforçar nesta direção. O caminho dessa busca lhe trará grandes conquistas e aprendizados.

O tamanho do esforço que você pretende fazer para suas conquistas é diretamente proporcional à satisfação que terá durante este percurso.

Não é para ser fácil mesmo, assim a conquista fica mais saborosa.

Para terminar nossa reflexão: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO HOJE PARA ESTAR COMO VOCÊ SE VIU NO INÍCIO DA LEITURA DESTE TEXTO?

Se descobriu que está perdendo tempo, movimente-se!

Bons estudos!


 
 
 

Comentarios


Quaisquer opiniões aqui expostas não representam a opinião ou da revista ou do Colégio Único.

Todo tipo de produção artística aqui apresentada tem todos os direitos reservados.

Os textos são produzidos por alunos, professores do colégio e colaboradores da revista e se citados, de qualquer forma, deverá ser acrescentada a autoria.

Para contato ou sugestões de pauta:
un1co.folha@gmail.com

 

© 2016 por Centro Educacional Único, O Ensino Definitivo l unicoeducacional.com.br

bottom of page