Krav Magá: força, saúde e equilíbrio para a mulher
- Ana Beatriz Souza
- 11 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Em meio ao cenário atual, a procura por um modo de defesa das violências do dia a dia cresce cada vez mais. Nesse sentido, as lutas de defesa pessoal tornam-se uma ótima opção para garantir mais segurança e preparação para possíveis situações de risco. Atualmente um dos grupos que mais busca cursos de defesa pessoal são as mulheres.
Uma boa opção é o Krav Magá, luta reconhecida como arte de defesa pessoal criada, em meados dos anos 40, por Imi Lichtenfeld em Israel. O Krav Magá foi inventado em meio a um contexto histórico de guerras e violência, tendo como objetivo ser uma técnica acessível para qualquer pessoa, independentemente do sexo, do preparo físico ou da idade, pois trabalha não com a força, mas com golpes que visam a atingir pontos fracos e sensíveis do adversário. Mestre Kobi foi quem trouxe a luta para o Brasil, em 1990. Ele também difundiu a modalidade por diversas cidades brasileiras, como Brasília.

Mestre Kobi (na frente) e foto de Imi Lichtenfeld (atrás)
Por trabalhar com foco nos pontos sensíveis do adversário, sem a necessidade de força física, o Krav Magá é muito procurado. Rodrigo Neri, instrutor da modalidade na unidade do Sudoeste, em Brasília, afirma: “Por o Krav Magá ser uma técnica simples, rápida e objetiva, com pouco tempo de aula, qualquer pessoa consegue aprender a se defender. No Krav Magá, você aprende que é possível se defender sem usar força física”.
As mulheres vêm se tornando um grande público-alvo. De acordo com Rodrigo, elas formam um número significante nas aulas: “Em geral, as mulheres representam 30% dos alunos de uma academia. Existem algumas técnicas direcionadas mais para o público feminino, como defesa de puxão de cabelo, defesa contra tentativa de estupro, roubo de bolsa e outros. Geralmente, acontecem, no mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, cursos voltados para o público feminino”.

Rodrigo Neri, instrutor de Krav Magá e algumas de suas alunas


As atrizes Cléo e Glória Pires se juntaram ao Krav Magá
O krav Magá trabalha com quatro princípios: Coragem – enfrentar obstáculos, não importando a sua dimensão; Equilíbrio emocional – controlar as emoções, não permitindo que o medo impeça a ação; Paciência – uma mudança de postura em relação à vida e a si próprio, o que acontece gradativamente, cada um ao seu tempo; e Respeito – respeitar a si próprio e até mesmo o inimigo. Isso o torna uma luta que trabalha não somente com a defesa física, mas com a busca também pela defesa mental para se enfrentar situações de risco.
Para saber mais sobre o Krav maga e onde fazer consulte o site: http://www.kravmaga.com.br/

Comentários