top of page

A corrupção tácita servida como prato principal

  • Nadine A. Bowen
  • 14 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura


O Brasil, país que mais exporta carne bovina e de frango no mundo, está sendo julgado pela sua negligência. A sociedade brasileira tem sido corroída pela corrupção, e vê-se que isso inclui até aqueles responsáveis pela venda daquilo que o povo come. As denúncias atingiram dois gigantes, os que mais movimentam a economia da carne brasileira: JBS e BRF. A carne contrafeita (carne não consumível camuflada para a venda) foi denunciada pela PF, a qual investiga a propina aceita por meio dos inspetores sanitários. Nesse processo, cerca de 21 frigoríficos estão sendo investigados e mais de 30 pessoas já foram detidas.

Os principais importadores (Chile, China, Coreia do Sul e a União Europeia) já fecharam, mesmo que temporariamente, o mercado da carne, o que pode prejudicar não só o Brasil, mas o Mercosul também. Apenas 6 dos frigoríficos investigados exportaram nos últimos 2 meses. O Presidente da República Michel Temer tentou apaziguar a situação levando os embaixadores dos mais importantes países para uma churrascaria, na qual o próprio garçom garantiu que as carnes servidas eram importadas. Mas a questão é: e o mercado consumidor interno? E o povo? A população enganada não terá seu dinheiro de volta, o prejuízo e o desemprego que atingem cerca de 13 milhões de brasileiros fazem a população temer o que há de vir.

Ademais, espera-se que a crise financeira piore cada vez mais neste mês de escândalo e nos outros procedentes. Por quê? Ora, pois o negócio da carne influencia em aproximadamente 23% do PIB brasileiro. Essa queda da exportação e de consumo da carne brasileira dá muita vantagem a países como Argentina, Austrália, Estados Unidos e Uruguai.

O que a população acha disso? Mal se fala, ninguém se revolta, o povo se contenta com o decaimento da qualidade dos alimentos, acomodado com a má condição do País. As pessoas estão reféns da falta de ética exercida por governantes em quaisquer cargos. O povo brasileiro tende à inércia de aceitar tudo aquilo que lhe dizem ou, se decide não aceitar, é calado pela mídia. Seria a operação Carne Fraca uma forma de ocultar a Reforma da Previdência? O escândalo preocupou toda a classe média brasileira e a fez refletir: o que estou comendo? Mas já se sabe que escândalos no Brasil são esquecidos na amargura da corrupção brasileira. Há sempre algo por vir.



Fontes:

https://www.mapaveg.com.br/quantas-pessoas-vegetarianas-e-veganas-existem-no-brasil

http://www.folhape.com.br/economia/economia/economia/2017/03/20/NWS,21711,10,550,ECONOMIA,2373-ESCANDALO-CARNE-ADULTERADA-AGITA-MERCADOS-CRIA-TENSAO-BRASIL.aspx

https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/carnes/189047-escandalo-da-carne-no-brasil-afetara-mercosul-afirma-especialista.html#.WNmUJNLyuM8

http://www.correiodoestado.com.br/opiniao/luiz-carlos-pais-escandalo-da-carne-e-corrupcao-endemica/300824/

Imagem retirada do pinterest. Legenda: "A verdade é que há alguma coisa muito errada com esse país, não é mesmo?"


 
 
 

Comentários


Quaisquer opiniões aqui expostas não representam a opinião ou da revista ou do Colégio Único.

Todo tipo de produção artística aqui apresentada tem todos os direitos reservados.

Os textos são produzidos por alunos, professores do colégio e colaboradores da revista e se citados, de qualquer forma, deverá ser acrescentada a autoria.

Para contato ou sugestões de pauta:
un1co.folha@gmail.com

 

© 2016 por Centro Educacional Único, O Ensino Definitivo l unicoeducacional.com.br

bottom of page