top of page

FAST FASHION

  • Luana Inácio
  • 16 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Já comprou uma roupa que logo saiu de moda ou apresentou algum defeito? Então isso se chama “fast fashion” e obsolescência programada.

O termo “fast fashion” foi criado em 1990 para caracterizar um estilo de moda rápida. Tudo acontece rápido e inconsciente. Estilo, produção , consumo e descarte.

Antigamente nossos avós e pais faziam roupas com as costureiras e alfaiates, e em datas especiais. Tínhamos quatro coleções anuais; uma para cada estação. Hoje compramos sem controle, todo mês, toda semana, todo dia. Temos cerca de 58 coleções anuais. Isso estimula o alto consumo para estarmos sempre na moda. Geralmente são produtos de má qualidade, assim logo teremos de comprar de novo e de novo e de novo.

Com a “fast fashion”, vêm também as consequências ambientais e sociais nada “FAST” de resolver. Os problemas ambientais começam na produção de algodão, na qual é utilizado muito agrotóxico, efluentes não tratados derivados dos tingimentos são lançados sem tratamento nos corpos hídricos, uso de animais como cobaias de testes e descarte incorreto, em que muitos vão para países subdesenvolvidos sob forma de “doações”.

Nas questões sociais temos mão de obra escrava e/ou infantil. Sim! São pessoas que ganham cerca de R$ 4,00 por dia para fazer as roupas que vestimos. Renner, Zara, H&M, Forever 21, são algumas das multinacionais que já foram autuadas por trabalho escravo. Isso acontece pelo fato de terceirizarem os trabalhos, e perderem o controle sobre o que está sendo produzido.

O que devemos fazer é sermos consumidores conscientes, comprando de fornecedores conhecidos, como artesãos e feiras. Comprar produtos de qualidade e durávei. Comprar o necessário afinal de contas não usamos tudo que está em nosso guarda roupas. Outra coisa legal é fazer uma espécie de troca - troca com os amigos. Se desafiar a fazer um maior número de “looks” com determinada peça de roupa e doar para quem precisa.


Para saber mais sobre fast fashion, sugiro alguns documentários:

* TRUE COST

* MINIMALISM: A documentary about the important things

* SWEATSHOP (reality show)

Lembre-se: SEU SORRISO É SUA MELHOR ROUPA!

Imagem retirada do pinterest. Tradução: "Compre menos, escolha bem, faça durar"


 
 
 

Comentários


Quaisquer opiniões aqui expostas não representam a opinião ou da revista ou do Colégio Único.

Todo tipo de produção artística aqui apresentada tem todos os direitos reservados.

Os textos são produzidos por alunos, professores do colégio e colaboradores da revista e se citados, de qualquer forma, deverá ser acrescentada a autoria.

Para contato ou sugestões de pauta:
un1co.folha@gmail.com

 

© 2016 por Centro Educacional Único, O Ensino Definitivo l unicoeducacional.com.br

bottom of page