top of page

DADA A LARGADA PARA A GINCANA DE 2017

  • Ana Luiza Carneiro
  • 27 de jun. de 2017
  • 5 min de leitura

Um corre-corre de um lado pro outro. Pega cartolina. Troca de roupa. E assim foi o início do primeiro dia oficial do Único Artes de 2017. Incrivelmente, às 7:30 da manhã as pessoas já estavam batucando, fazendo barulho e se divertindo. Como de costume, a primeira prova do primeiro dia foi o Desfile Temático. O desfile desse ano, assim como o do ano passado, foi muito elogiado. Os jurados –Felipe, Maria Paz, Eduardo- ficaram muito contentes com o resultado. Eles acharam, de maneira geral, que os temas -muito atuais e relevantes- foram bem abordados e desenvolvidos.

O primeiro desfile foi da equipe vermelha, cujo tema era “Racismo no Brasil, existe ou não?”. A equipe fez algumas cenas do cotidiano que possuem uma conotação racista e acrescentaram com frases ditas no dia a dia com o mesmo caráter. No final, houve um discurso muito inspirador, mas, devido à má qualidade do som, não foi possível escutar algumas partes.

O segundo desfile foi da equipe preta com o tema “Educação: Escola x Família”. Nesse, eles fizeram um contraste entre as famílias antigas e as modernas, mostrando a falta de respeito que os adolescentes têm por seus pais atualmente. Posteriormente, explicitando o desespero da Escola ao tentar educar essas crianças e como essas duas instituições não querem tomar as rédeas dessa juventude. A apresentação foi boa, sem muitos destaques e um problema que aparece e que se repete ao longo de diversas apresentações é a necessidade de se explicar as apresentação, como se ela só não bastasse.

A equipe laranja foi a terceira e o tema foi “Esporte é vida”. Ela estava muito animada e a estética da apresentação estava ótima. A apresentação abordou temas importantes, como a integração e o “fair play”. Foi uma apresentação curta e deixou um pouco a desejar.

A próxima foi a azul, cujo tema foi “Festas populares brasileiras” e com a ilustre participação da Bicuda, a bateria de medicina da ESCS –assim como uma das equipes do ano passado fez: contratou a Insana, que é a bateria de medicina da UnB. A bateria contagiou a todos, mas acabou ficando um pouco fora do contexto quando foram entrando grupos de quadrilha, bumba meu boi, etc. O tema, de forma geral, foi bem trabalhado, apesar de poder ter sido melhor explorado.

A quinta foi a equipe verde com o tema “Manifestações: liberdade ou manipulação?”. Na apresentação, eles deixaram bem claro que a mídia manipula e que as manifestações são sim uma forma de liberdade. Questões como a violência da polícia e a Declaração Universal dos Direitos Humanos foram citadas. Foi uma apresentação simples e sem muitos destaques.

A sexta e última foi a equipe amarela, cujo tema era “Jornalismo: alienação ou informação?”. A apresentação começou com um exército de alienados pelas mídias ao som de “Another brick in the wall” um dos clássicos do Pink Floyd, o que já deixou tudo bem claro. Algo a se destacar é a trilha sonora, como a música “Geração Coca-Cola”.

Depois disso, vieram diversas provas: o revezamento de bastão, a formulação de propaganda, o responda se souber, o show musical, as salas temáticas, basquete feminino e masculino, tradutor juramentado, design de moda, miniolimpíada de física, xadrez, inventores, intérpretes em cena, festival do minuto, confecção de pipas, prova de adivinhação e o vôlei.

O revezamento de bastão ficou com o resultado:

  • Masculino: 1º- verde, 2º- laranja, 3º- preta, 4º- amarela, 5º- vermelha, 6º- azul.

  • Feminino: 1º- amarelo, 2º- vermelha, 3º- verde, 4º- preto, 5º laranja, 6º- azul.

O jurado da formulação de propaganda, Marcelo, disse: “No geral, faltou criatividade. A maioria dos grupos quis pegar coisas prontas da internet e a gente queria ver, no final das contas, a lógica da originalidade e da criatividade. Entretanto, dos cinco grupos que já apresentaram, dois foram bem inovadores”. As equipes com destaque foram a verde, que fez uma simulação de um discurso de Getúlio Vargas extremamente condizente com a época. A segunda equipe foi a Vermelha -que simulou um diálogo entre supostos eleitores da época de Floriano Peixoto e que fez o seu refrigerante “Explosion” parecer a salvação às más opções de bebida.

O responda se souber teve um comentário muito cômico de um dos integrantes da equipe laranja, ao ser questionado qual é o animal que representa o símbolo de áries, ele respondeu “Meu nome é Carneiro e eu sou ariano, eu não tenho direito de errar essa”.

O show musical foi excelente, com destaque para a equipe preta que conseguiu executar a prova com maestria, com arranjos totalmente novos e maravilhosos. Outro destaque é o integrante da equipe vermelha, Pedro Rocha, que coreografou as músicas “muito bem”. Por fim, a equipe laranja fez uma caracterização excelente na hora de tocar “Jailhouse Rock” do Elvis Presley.

As salas temáticas foram de diversos níveis. A da equipe vermelha (política) foi bem superficial e simples até demais, com poucas informações e uma aparente falta de preparo. A sala da amarela (economia) ficou muito bonita visualmente e com muitas informações, mas as explicações foram bem básicas e rápidas. A sala da equipe azul (religiões) foi boa. Poderia ter explorado o tema melhor, abordando outras religiões e explicando mais profundamente. A sala da equipe verde estava muito bem montada, a explicação foi boa, mas também poderia ter se aprofundado. As salas das equipes laranja (história do rock) e preta (futebol) estavam simples na montagem, mas as explicações foram excelentes, com destaque para a da equipe laranja que explicou até os tipos de guitarra.

Equipe verde:

Equipe amarela:

Equipe azul:

Equipe verde:

Equipe laranja:

Equipe preta:

Os possíveis resultados do basquete são:

  • Masculino: 1º- laranja, 2º- vermelha, 3º- azul, 4º- preta, 5º- verde, 6º- amarela.

  • Feminino: 1º- amarela, 2º- laranja, 3º- verde, 4º- vermelho, 5º- azul, 6º- preto.

No xadrez houve um acontecimento extraordinário, apenas a equipe amarela ganhou pois foi a única a levar o material (tabuleiro e peças), todas as outras foram desclassificadas.

No intérpretes em cena, o jurado, Marcelo, deu destaque à atuação e à caracterização dos meninos da equipe verde, que interpretaram o Chaves e o Kiko, mas em especial ao trecho do “Mercador de Veneza”, interpretado pelo João da equipe amarela. “A encenação foi muito emocionante e envolvente, o texto era muito difícil e ele conseguiu fazer a performance com destreza”, disse Marcelo.

Na confecção de pipas, as equipes que conseguiram fazer voar suas pipas foram: verde, azul e preta. A pipa da amarela voou, mas por pouco tempo, nem a da laranja nem a da vermelha voaram até o momento em que a revista assistiu.

A prova de adivinhação também ocorreu hoje e as equipes devem adivinhar o placar final do jogo dessa noite entre Botafogo e Avaí, o qual ficou 0x2 para o Avaí.

Os prováveis resultados do jogo de vôlei são:

  • Masculino: 1º- vermelha, 2º- preta, 3º- laranja, 4º- azul, 5º- amarela, 6º- verde.

  • Feminino: 1º- preta, 2º- amarela, 3º- verde, 4º- vermelha, 5º- azul, 6º- laranja.

As torcidas estavam bem animadas, destaque para as equipes preta e verde. A preta estava muito, muito animada, torcendo até o último jogo. A equipe verde estava animada até demais, chegando a incomodar, e um dos gritos de guerra deles era: “Uhhh C.V.”, que é do nome da equipe –comando verde- contudo a sonoridade ficou errada e parecia que eles estavam torcendo para a Universidade Católica (UCB). Outra coisa cômica foi a torcida da equipe laranja, que ficava gritando “sangue”, parecia que eles estavam torcendo pela equipe vermelha.

Comentários que não poderiam passar despercebidos:

Marcelo, durante o show musical das meninas da equipe laranja: “Poxa, adorei esse estilo Woodstock da chapada”.

Arrais, durante a avaliação da sala temática da equipe verde “O Arrais insta muito grande para essa moldura”

Alguém sobre a torcida da equipe verde: “Oco oco oco grita muito e faz pouco”

Fim do primeiro dia. Estão preparados para o segundo?

Se você ouvir mais alguma pérola ou algum comentário que não pode passar despercebido, mande para o nosso email: un1co.folha@gmail.com.


 
 
 

Comments


Quaisquer opiniões aqui expostas não representam a opinião ou da revista ou do Colégio Único.

Todo tipo de produção artística aqui apresentada tem todos os direitos reservados.

Os textos são produzidos por alunos, professores do colégio e colaboradores da revista e se citados, de qualquer forma, deverá ser acrescentada a autoria.

Para contato ou sugestões de pauta:
un1co.folha@gmail.com

 

© 2016 por Centro Educacional Único, O Ensino Definitivo l unicoeducacional.com.br

bottom of page