Último dia e despedida do Único Artes 2017...
- Ana Luiza Carneiro
- 29 de jun. de 2017
- 7 min de leitura

A gincana passou voando e o último dia chegou. A competição foi muito intrigante até agora. Diversos erros, mas muito mais acertos. Algumas brigas, mas muito mais integração. Isso é a gincana, o momento na escola para as pessoas descontraírem, se divertirem e colocarem à prova todos os seus conhecimentos e habilidades
O dia começou com a prova dos novos escritores e com a miniolimpíada de matemática.
Segundo o jurado Waldson, “Não havia muitos erros. Os meninos vêm praticado muio bem a gramática e têm melhorado a cada prova e redação. O reflexo da preocupação com a escrita já começa a aparecer, alguns textos estão verdadeiramente muito bons e a média, no geral, foi alta”.
Participantes da olimpíada de matemática atestaram que a prova não estava fácil, devido à algumas “sacadas” que as pessoas tinham que ter na hora, mas que a prova era extremamente inteligente e que pra quem gosta de matemática, a prova estava linda.



Depois, três provas começaram ao mesmo tempo, a aula interdisciplinar, o Masterchef único e o FIFA.
Na aula interdisciplinar, cada equipe deveria dar uma aula abordando pelo menos 3 matérias diferentes. A amarela foi a primeira e falou sobre uma obra indicada na matriz do PAS do terceiro ano, Química Orgânica de Vinicius de Morais. Nessa aula, eles explicaram química, sociologia (a situação da mulher) e literatura. A verde veio em seguida e deu uma aula sobre a Segunda Guerra Mundial, abordando história, visuais (publicidade dos regimes totalitários) e matemática. Algo surpreendente foi que a equipe azul também fez sobre a Segunda Guerra, mas ao invés de falar sobre visuais e matemática, eles falaram sobre física e biologia. O vermelho quebrou tabus ao falar sobre o feminismo e manifestação artística e científica das mulheres, abordando a história, visuais (Artemísia Gentileschi) e química (Marie Curie). Então a preta falou sobre robótica, tocando na física, matemática, história e português. Por fim, o laranja deu uma aula sobre drogas, tangenciando a história, a sociologia, a química e a biologia (eles cometeram um errinho que será mencionado posteriormente)


O Masterchef era uma das provas mais esperadas do dia, todo mundo estava ansioso para ver qual seria o almoço de quarta. Cada equipe ficou responsável por fazer um prato típico de um país, assim: azul era comida Hibérica, vermelha era França, verde era Itália, laranja era Peru, amarela era Brasil e a preta era a Alemanha . O cozinheiro Wagner foi um dos jurados e comentou: “Eu acho que a prova do masterchef é uma das provas mais chatinhas em um sentido muito amplo, porque exige que os meninos façam coisas com as quais eles não estão acostumados. Eu achei o desempenho das equipes muito bom, uns mais inventivos que outros. Nós percebemos que quem se manteve um pouco menos ousado, conseguiu ter um desempenho um pouco melhor, o que é natural”. Ele ainda acrescenta dizendo que os destaques foram os dois ganhadores- amarela com sua feijoada e a verde com seu risoto- pois, além dos pratos principais, eles fizeram acompanhamentos e sobremesas. Também diz que não houve nenhum prato abaixo da média, que o único problema havia sido um “tempeirinho” em duas comidas apresentadas (o arroz negro com frutos do mar da equipe azul e o strudel de maçã da laranja).










O FIFA 2017 foi muito assistido, toda hora tinha um conglomerado de pessoas vendo o como estava o jogo. Parecia que realmente estava ocorrendo um jogo de futebol, pois todos estavam muito interessados. Contudo, uma coisa que incomodou foi a falta de meninas entre os competidores... Fora isso, todos estavam se divertindo muito. A vencedora foi a verde que estava jogando com a Alemanha.

Seguindo, houve a encenação de uma música e a sala dos estados.
A encenação de uma música teve de tudo, desde comédia à drama, desde encenações muito boas para encenações terríveis. As da azul, a qual deveria encenar “Esperando na janela” e “Eduardo e Mônica”, pareciam sem planejamento, improvisados, mal feitas. A vermelha, que encenou “Menino da porteira” e “A rosa de Hiroshima”, se saiu bem, não houve muitos destaques. A verde apresentou a encenação de “Faroeste Caboclo” e “Johnny be good”, também não teve muitos destaques. A preta encenou “Nikita” e “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones”, foi boa e a equipe cometeu uma certa gafe que será mostrada na parte de memes e pérolas. As duas equipes com destaque foram a amarela e a laranja. Da amarela, o destaque foi a encenação da música “Bohemian Rapsody”, muito dramática e sentimental, apesar de parecer um pouco improvisado. Já a outra encenação da amarela pareceu que eles não conseguiram entender a ideia da música “O bêbado e a Equilibrista” e acabaram fazendo uma encenação literal. Enquanto que as duas apresentações do laranja foram excelentes, com “Camaro Amarelo” e “Filho adotivo”, ela conseguiu se sair muito bem.











As Salas dos Estados foram surpreendentemente boas, muito melhor que as apresentações das salas temáticas. Todas as equipes se saíram muito bem. A sala da equipe azul (Síria) deixou um pouco a desejar, mas a estética e as explicações da parte em que mostra a situação atual do país foi impressionante. A sala da laranja (Rússia) tinha uma estética e uma explicação simples (às vezes um pouco rasa), mas ainda sim muito interessante, contendo até vodka para os jurados (claro que eles beberam para não fazer desfeita) e apresentação de balé e balalaica (dança típica). A amarela (Estados Unidos) fez uma apresentação mais turística, focando nas cidades mais famosas e, novamente, pecou ao fazer explicações rápidas e rasas, contudo a estética da sala estava deslumbrante. A sala da preta (França) foi um pouco decepcionante, explicações e estética simples, deixando um pouco a desejar, entretanto teve uma boa ambientação -com velas- e a comida estava deliciosa. A sala da verde (Inglaterra) foi muito interessante, as explicações foram mais profundas, boa ambientação, até chá vindo diretamente de Londres teve. A sala da vermelha (Alemanha) foi sensacional, a ambientação e as caracterizações foram ótimas, explicações completas e objetivas, e o jogo interativo que é típico da Alemanha foi incrível.











































As provas seguintes foram: formulação de leis e entrevista com personalidade. A formulação de lei foi uma prova tranquila, sem muitos destaques. Um acontecimento que foi repreendido pela comissão organizadora foi um integrante da equipe vermelha ter ligado para pai, que é procurador, para pedir ajuda.

A entrevista com personalidade tiveram figuras conhecidas e perguntas inteligentes. A amarela entrevistou uma neurologista e atual professora da ESCS, Mirian Conceição Moura. A preta escolheu um dos advogados da Lava-Jato, Kakay. A laranja entrevistou o dono dos poemas do “aka poeta” e da famosa página “Contos Mal Contados”, João Doederlein. A azul entrevistou o atual Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. A verde entrevistou o cantor e ex-integrante do Barão Vermelho, Frejat. Por fim, a vermelha entrevistou o nomeado Coordenador-Geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes, Divino Valero Martins.


Depois, houve a batalha de rimas, o concurso de fotografia, a paródia musical e a apresentação do site das equipes. O site que ganhou foi o da equipe febre, com um layout simples e belo e postagens desde o dia da peça da escola (21), https://.unicoartes2017.wixsite.com/equipefebre.
A batalha de rimas era também uma das provas mais esperadas do dia, ela já havia sido adiada de segunda para quarta, o que só instigou os ânimos. A maioria das equipes tinham competidores muito bons, menos o moço da equipe laranja, o qual mesmo sem rimar ou sem fazer sentido rendeu umas boas risadas. Um grande destaque aos competidores das equipes azul e preta, sendo que a preta ganhou essa prova. Confira algumas das rimas:
A paródia rendeu ótimas versões das músicas. Apesar do nervosismo fazer alguns errarem e esquecerem as músicas, a criatividade foi longe e o divertimento da plateia foi grande. A preta fez paródias de “Shape of you” e “Despacito”, a laranja fez de “1%”, a verde fez um paródia de “vagalumes”, a vermelha fez de uma batida de funk, amarela usou o ukulele com a batida de malandramente.
Depois de três dias corridos as equipes realmente teriam um retorno de como havia sido o seu trabalho. Em um clima de tensão, as equipes estavam reunidas para receber suas classificações. Mas não antes de um lanchinho e de um “suspensezinho”. O lanche que estava lá foi atacado quando o Murilo anunciou que todos poderiam se alimentar, parecia que as pessoas não comiam fazia dias. Uma música estava tocando para quebrar o nervosismo e a ansiedade.

Finalmente o Arrais chega com os resultados para anunciar o grande vencedor da gincana e de 0,9 no boletim. Em 6º lugar, com 5580 pontos, a equipe azul. Então houve um momento em que nos lembramos do concurso de Miss Universo 2015 e da premiação do Oscar 2017, já que se até eles erraram, porque não o Único Artes? Na hora de apresentar quem estava no 5º lugar –com 5840 pontos- anunciaram que era a verde, quando na verdade era a vermelha. Seria triste, se não fosse cômica a perplexidade na cara dos integrantes da equipe vermelha nesse vídeo em que a Marcela corrige a gafe:
Passado isso, o 4º lugar fica com a preta, com 5890 pontos e o 3º fica com a equipe verde (dessa vez estava certo).
Esse momento em que só restaram duas equipes foi de pura aflição. Quem será que ganharia? Ambas as equipes eram muito fortes e tinham se mostrado muito competentes.

Todavia, aparentemente, uma se sobressaiu...
A equipe amarela foi a vencedora do Único Artes de 2017, com 7110 pontos, deixando a laranja em segundo lugar com 400 pontos de diferença. Os resultados de cada prova serão divulgados pelo Arrais no grupo com os líderes, mas não há uma data precisa.


O nome do evento mudará para Un1Art com o slogan “A semana que é única”, ideia criada pela equipe vencedora. Envie para o Arrais a sua sugestão para as próximas gincanas.
Memes e pérolas:
Claro que não ia faltar aquela mendigada de pontos:

Durante a apresentação musical da equipe laranja:
Victor: “Aquilo ali é uma pilha de livros mesmo ou é uma fogueira?”
Ivan: “Deve ser os dois pra comemorar as férias”.






Os erros cometidos pelas equipes laranja e preta, respectivamente:


Comments