top of page

A Arte Marcial no Mundo Atual

  • Pedro Rocha
  • 21 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

Artes Marciais - em seu conceito original -, eram, como o próprio nome sugere, lutas apresentadas como forma de arte. Normalmente utilizadas para guerrear, possuíam um conjunto de técnicas que, além da necessária eficiência, eram apresentadas com elegância, necessitando de intensivos treinos para atingir a perfeição. Ainda hoje as artes marciais abrangem técnicas eficientes e elegantes, apesar de normalmente não serem utilizadas primordialmente em guerras. Hoje, essas lutas constituem uma filosofia que, por trás das técnicas, possuem muitos ensinamentos para a vida, com o objetivo de treinar a mente e o corpo do praticante.

Há muito tempo, a Arte Marcial ocupava a maior parte do tempo de seus praticantes, como no Ju-Jutsu Tradicional (Original do Japão, não o Jiu-Jitsu brasileiro), cujos seus praticantes, os Samurais, chegavam a treinar 12 horas por dia. As artes marciais ditavam a vida de quem às treinava, tornando-os verdadeiros guerreiros de corpo, e monges de mente. Malgrado, as Artes Marciais - como artifícios de guerra - foram se perdendo ao longo dos anos, por diversos fatores, o que levou a uma dispersão das escolas destinadas a ensinar essas técnicas.

(Grupo de Samurais, praticantes de Ju-Jutsu)http://www.hokutoryu.com.br/wp-content/uploads/2016/03/hjj_samurai_home.jpg

Como adaptação a esse acontecimento, houve uma mudança na maneira como eram treinadas e vistas essas lutas. O Judô, por exemplo - criado por Jigoro Kano (1860-1938), surgido do Ju-Jutsu Tradicional - organizou as técnicas em uma metodologia eficiente e ampliando sua filosofia, criou uma maneira didática de se aprender as artes marciais tradicionais. A partir disso, diversas outras lutas foram se adaptando e modificando para tornar sua prática cabível aos dias atuais. Além de adaptações as artes tradicionais, muitas outras lutas foram surgindo a partir das mais tradicionais, com objetivos diferentes.

(Imagem de Jigoro Kano, criador do Judô)

http://kdfrases.com/imagens/jigoro-kano_fb.jpg

Dessa forma, as artes marciais continuam a ser praticadas por milhões de pessoas ao redor do mundo, ajudando crianças no processo de formação moral, sendo exercício físico e mental, ajudando a cultivar valores como honra, coragem, lealdade, modéstia, bondade e principalmente são treinadas competitivamente. Principalmente o Judô e o Karatê se tornaram lutas com um vasto mundo competitivo, sendo capaz de formar atletas para desenvolver carreira nesse meio. Também, graças ao vasto mundo das artes marciais, foi criado o MMA (Mixed Martial Arts), que procura trazer para o ramo do entretenimento o fruto do treino daqueles que treinam competitivamente.

(Imagem da luta entre Anderson Silva contra Nick Diaz)

http://images.vcpost.com/data/images/full/28804/anderson-silva-vs-nick-diaz-in-the-ufc-183-fight.jpg?w=590

Hoje, apesar do grande foco competitivo que as artes marciais tomaram, ainda existem lugares que procuram fazer um treino mais voltado para a filosofia e a luta em sua totalidade. Em Brasília, apesar de não muito divulgada, existe uma escola de Artes Marciais no templo budista da quadra 316 sul, onde são ensinadas diversas lutas, como o Judô, o Karatê Shotokan, Kung Fu e Aikidô, com o objetivo de apresentar a filosofia ao lado do treino físico.

Em geral, as artes marciais são atividades que contribuem bastante com a saúde do indivíduo e são grandes opções de treinos e meios para ensinar valores à pessoas comuns, ao mesmo tempo que exercitando o lado físico.


 
 
 

コメント


Quaisquer opiniões aqui expostas não representam a opinião ou da revista ou do Colégio Único.

Todo tipo de produção artística aqui apresentada tem todos os direitos reservados.

Os textos são produzidos por alunos, professores do colégio e colaboradores da revista e se citados, de qualquer forma, deverá ser acrescentada a autoria.

Para contato ou sugestões de pauta:
un1co.folha@gmail.com

 

© 2016 por Centro Educacional Único, O Ensino Definitivo l unicoeducacional.com.br

bottom of page