100 anos da Revolução Russa
- Vitor Caputo
- 16 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Neste ano de 2017 um dos processos políticos mais importantes do século passado completa seu centésimo aniversário. Muitas coisas importantes vieram deste acontecimento, a polarização entre socialismo e capitalismo durante a Guerra Fria só foi possível graças a este processo. Ele trouxe também a primeira introdução de socialismo como modo pratico de governo para fazer frente ao fervoroso e agressivo capitalismo com seu representante de peso Estados Unidos da América. Porém apesar de uma gama surpreendente de influencias algumas pessoas não sabem como ocorreu exatamente. Para entender este processo é preciso esmiuçar todo o período de transformações ocorridas no pais e viajar no tempo para mais de 100 anos no passado.
O ano é 1905 estamos em uma Russia completamente dependente de agricultura, sua população girava em torno de 80% de trabalhadores morando e trabalhando no campo, o Czar, especie de rei como no absolutismo, Nicolau II governa de forma altamente autoritaria e é possível percber na populção os reflexos deste abussivo governo, a fome ecoa como um grito por socorro. Faltavam alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, o czar jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar muito a insatisfação popular.

Czar Nicolau II
O ano é 1917, As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Isso levou a queda do czar e implementação de um governo provisório menchevique com o comando de Kerensky, esta ficou conhecida como a revolução de fevereiro de 1917
Com Kerensky no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, que havia retornado de seu exilio politico, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores. Muitos integrantes da monarquia, além de seus simpatizantes e opositores ao nascente regime socialista, foram perseguidos e condenados à morte pelos revolucionários.

Lenin falando para os bolcheviques.
Este foi o processo que ficou conhecido como Revolução Russa, que libertou o pais do governo do czar, transformou-o em um governo capaz de fazer fronteira, ideológica pelo menos, aos grandes capitalistas da época e tornou possível a formação da poderosa União das Republicas Socialistas Soviéticas mais a frente.
Commentaires