O Brasil político
- Pedro Rocha
- 16 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Quase todos os dias, podemos ver notícias nos jornais falando da atual situação política de nosso país, sem muitas vezes saber do básico pra compreender como nosso país acabou em uma situação tão caótica. A maior parte dos brasileiros sabe que nosso país passa por uma crise, sabe que os políticos roubam, mas não sabem nada a respeito de como o fazem, de quem está roubando e nem como evitar que isso aconteça, para o bem de nossa nação.
Vivemos em um país presidencialista, onde há uma divisão de 3 poderes para a gestão do Estado. Estes são responsáveis pela formação de leis, pela punição pelo descumprimento dessas leis e pela execução das leis, juntamente a administração da coisa pública - sendo os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, respectivamente, responsáveis por essas funções - com cada um desses poderes sendo independentes entre si.
Graças a essa divisão, nosso país tem a possibilidade de teoricamente manter um sistema político, onde cada poder fiscaliza a atuação de outro. Não obstante essa interdependência, há certa conexão entre eles, para que a máquina pública possa funcionar, e para que haja a fiscalização.
Sabendo como funciona a política em nosso país, é um pouco complicado entender como chegamos a um ponto tão gritante de escândalos de corrupção. A situação atual de exposição à corrupção não deriva de uma situação incomum dentro da política brasileira, mas sim da primeira vez em que há investigações profundas dentro do meio político brasileiro. Pela crença na impunidade e pela falta de fiscalização adequada no âmbito da política nacional, diversos casos de desvio de verba pública foram se concretizando, com nosso país sendo extremamente incapaz de impedir que verdadeiras organizações criminosas se formassem dentro do âmbito político. O que há de novo atualmente são as grandes investigações que estão sendo feitas, investigações essas que pela primeira vez estão chegando mais profundamente nos casos de corrupção envolvendo políticos importantes e grandes empresários, abrindo uma verdadeira fenda no ceio da corrupção, tornando possível identificar uma verdadeira estrutura, criada em nossa política, para que nossos representantes se corrompam.
Commentaires