top of page

Bullying, brincadeira ou problema ?

  • Ana Elisabeth
  • 31 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Atualmente esse termo vem se tornando cada vez mais popular entre jovens, pois os principais casos relatados ocorrem especialmente com eles. Mas diversas pessoas acham que esse termo é apenas um “mimimi’” de quem não sabe aceitar críticas ou até brincadeira; “zoeira” seria um termo mais comum entre jovens.

O que poucas pessoas sabem é que esse tipo de agressão leva a vários problemas psicológicos e, muitas vezes, graves. Muitos casos de suicídio entre jovens têm como principal motivo o bullying, e as escolas são o principal cenário para esse tipo de agressão. Muitas delas nem se importam com os tipos de relacionamento entre alunos. Sendo a principal instituição educacional e o maior agente de socialização de jovens e crianças, essa displicência escolar em procurar saber o que acontece dentro das instituições é um fator cooperativo para a execução de bullying, pois, sem a fiscalização das autoridades da escola, tudo fica mais permissivo.

Há vários relatos de bullying dentro de escolas. No dia 17 de fevereiro de 2012, um garotinho de Vitória – ES suicidou-se por não mais aguentar ser vítima de bullying no colégio. Ele era chamado de apelidos horríveis, desde o seus 9 anos de idade. A mudança de escola foi uma tentativa, mas, onde quer que ele fosse, seus “apelidos” o perseguiam. A criança deixou uma carta aos pais pedindo desculpas pelo suicídio.

A educação social deveria ser tratada das mais variadas maneiras dentro da escola, para que as crianças e os jovens tivessem a consciência de que o bullying não é uma “zoeira” ou uma brincadeira, e, sim, algo sério, que, a qualquer momento, pode tirar a vida de alguém. Na própria Constituição Brasileira, o artigo 5 menciona que “ninguém será submetido a tortura e nem a tratamento desumano ou degradante”, e é nesse contexto em que o bullying se torna crime perante a lei.

É preciso tomar atitudes contra essas agressões dentro e fora das escolas. O bullying não é brincadeira, é crime! Séries de televisão estão sendo mais direcionadas para esse assunto como uma forma de tratamento para esse problema. Também é útil que os pais dialoguem com seus filhos sobre esse assunto e escolas comecem com campanhas de combate, pois só assim esse problema será tratado e será possível tratar de todos os casos em que alguém sofre com isso, por meio de um mundo com mais atitudes e menos preconceitos.


 
 
 

Comentários


Quaisquer opiniões aqui expostas não representam a opinião ou da revista ou do Colégio Único.

Todo tipo de produção artística aqui apresentada tem todos os direitos reservados.

Os textos são produzidos por alunos, professores do colégio e colaboradores da revista e se citados, de qualquer forma, deverá ser acrescentada a autoria.

Para contato ou sugestões de pauta:
un1co.folha@gmail.com

 

© 2016 por Centro Educacional Único, O Ensino Definitivo l unicoeducacional.com.br

bottom of page