Mobilidade urbana: a garantia do direito de ir e vir
- Anônimo
- 1 de nov. de 2017
- 1 min de leitura

A mobilidade urbana é, de fato, muito importante no âmbito social, principalmente em grandes cidades onde há a necessidade de se percorrer longos caminhos para chegar ao destino. Contudo existem diversos problemas sendo enfrentados acerca desse tema.
Durante a segunda metade do século XX, o Brasil sofreu um grande êxodo rural, aumentando, assim, exponencialmente, a população presente nas cidades. Isso causou um grande problema social, a macrocefalia urbana, fenômeno responsável pelo trânsito caótico, pelos meios de transporte público ineficazes, entre outros. Ademais, a verticalização maximiza ainda mais as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos.
Um exemplo perfeito disso é São Paulo. A cidade já abarca mais de oito milhões de veículos em seu território. Segundo uma pesquisa do IBOPE, um paulistano perde em média duas horas e quarenta e dois minutos por dia no trânsito.
Em resumo, todas as adversidades citadas acima comprometem um dos direitos mais importantes, o direito de ir e vir, esse que malgrado ser assegurado pela Constituição não está sendo exercido plenamente. Portanto, é necessário que haja um maior investimento na mobilidade urbana por parte do governo. Além de meios alternativos que substituam a quantidade excessiva de carros.
Comments