A crise hídrica no Brasil e no mundo
- Gustavo Graça de Farias
- 7 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

O Brasil é conhecido no mundo todo como um dos países que mais possui água potável e, mesmo com essa abundância de recursos hídricos, ainda existem regiões que sofrem com a seca. Essa situação com que o país sofre atualmente é, em grande parte, culpa do brasileiro, pois ele não tem demonstrando a capacidade de administrar os recursos hídricos do seu país com eficiência.
Antes de qualquer medida para driblar a falta de água, é necessário que o cidadão seja capaz de perceber que os recursos hídricos do planeta são limitados, independentemente do lugar em que ele esteja. Quando isso acontecer, a escassez de água vai ser algo raro, e não mais preocupará a raça humana.
Grande parte dos brasileiros vai ter como escapatória da seca os poços artesianos, pois, no território do Brasil, existem grandes reservatórios de água nos lençóis freáticos. No entanto o problema da seca já é recorrente em todo o planeta, visto que algumas regiões do continente africano sofrem bastante com a escassez de água, e a alternativa para essas regiões em específico seriam caminhões-pipa, que fariam o trabalho de fornecer água para a região.
Outra possibilidade, entre as diversas alternativas para a falta de recursos hídricos no planeta, são as geleiras, encontradas nos polos. Grande parte da água potável do planeta Terra se encontra nessas geleiras e, com o descongelamento delas, poderiam ser formados lagos de grandes escalas em terra firme.
Existem diversas alternativas para driblar a falta de água, mas o mais importante é a conscientização dos humanos a respeito de como eles gastam a água no seu dia-a-dia e a economia de tal recurso, pois esse é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta Terra.
Comments