ENEM
- Matheus Daniel Moreira Machado
- 7 de nov. de 2017
- 1 min de leitura

O Enem ( Exame nacional do ensino médio) é uma prova criada em 1998, com objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no país. Porém, não está sendo tratada como tal, haja visto que a quantidade de faltas e fraudes em avaliações passadas é grande.
Neste ano de 2017, dos 6,73 milhões de inscritos no exame, 30,2% não compareceram ao primeiro dia de prova, o maior índice de abstenção desde 2009. Por isso, pode-se inferir que O jovem brasileiro, como principal, não considera uma avaliação nacional como se deve.
Levando em consideração o fato de que o Enem é a segunda maior prova do mundo e de que há a aplicação em todo o Brasil, a fiscalização contra fraudes requer um amplo projeto, ainda mais que há o surgimento de novas tecnologias, tais como o ponto eletrônico. Embora esteja em progresso, a fiscalização ainda é permeável, haja visto que, em 2016, houve a anulação da prova de 13 participantes.
O que se espera de uma avaliação tão grandiosa como essa não é, realmente, que se estabeleça a perfeição, já que é manipulada por seres humanos. Porém, se espera mais dos avaliados, pelo menos que haja compromisso e honestidade.
Comentários