Otimismo e Perspectiva
- Giovanna Fernandes
- 10 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

O tempo, assim como a vida em geral, é baseado em imprevisibilidade e perspectiva. Um ano pode passar como se em segundos ou pode demorar uma eternidade. Assim, em 365 dias, uma mulher se casa, engravida e dá a luz, uma nação entra em crise, é instituída novamente a paz mundial, ou é descoberta uma nova epidemia. O fato é que, independente da mudança ocorrida nesses segundos ou milênios, a visão que você tem do mundo e dos acontecimentos é o que vai determinar sua posição e saúde metal.
Existem diversas óticas quando se considera um problema. No contexto mundial atual, principalmente entre os jovens, é frequente a interpretação pessimista do futuro e dos empecilhos, devido, em grande parte, a transtornos psicológicos. De acordo com Gregg Henriques, em um artigo publicado em 2014 no site Psychology Today, entre um terço e um quarto dos universitários apresenta um quadro de depressão ou transtorno de ansiedade, isso abre uma discussão: o pessimismo pode ser a causa ou a consequência desses distúrbios? Utilizando o olhar otimista é possível ter uma estabilidade física, mental, financeira e familiar, e, assim, conquistar seus objetivos.
Por este lado, a positividade é fundamental para todos, mas principalmente para quem lida com mudanças repentinas, como é o caso de Andreia Fernandes, paciente com quadro de esclerose múltipla e câncer de mama – ambas as doenças diagnosticadas entre julho e setembro de 2017 – “Embora meu tratamento do câncer tenha começado agora, já posso dizer que as duas questões que mais me afetarão serão a queda do meu cabelo, minha marca registrada, e a preocupação da família. Tenho uma relação muito forte com meus familiares, e por isso, tento me manter otimista sempre que possível. Sei que por mais que eu esteja passando pelos efeitos colaterais físicos, eles tem os efeitos colaterais psicológicos de medo e ansiedade.”.
O pensamento positivo, apesar de ser um clichê, é de extrema relevância. Porém, é importante ressaltar que não é uma obrigação estar bem o tempo inteiro. Mantendo o equilíbrio, será mais fácil vencer os desafios sem acumular uma carga negativa sozinho. Diante disso, tão relevante quanto o otimismo é conseguir expor a fragilidade e pedir ajuda. Afinal, somos imprevisíveis e baseados em perspectivas, como o tempo.
Commentaires